07/10/2021

Sinais e sintomas do câncer de mama e como proceder no caso de um diagnóstico positivo

No início da semana falamos sobre a campanha do Outubro Rosa recém iniciada, assim como sobre a temática deste ano e principais dados e estatísticas relacionados ao câncer de mama. Para seguir no embalo desse assunto tão importante no mês de outubro, hoje vamos falar sobre os principais sinais e sintomas da doença, assim como orientações de como proceder no caso de um diagnóstico positivo.

Vamos juntas?

 

Sintomas do câncer de mama

O mais comum sintoma de câncer de mama consiste no aparecimento de um nódulo em um ou ambos os seios. Esse nódulo geralmente é duro, indolor e irregular. No entanto, há casos em que eles são mais firmes, definidos e globosos.

Ainda que esse sintoma seja o mais tradicional, e quase sempre também o primeiro a ser identificado pela própria paciente, existem ainda vários outros sinais que as mulheres devem ficar atentas caso venham a se manifestar. 

São eles:

  • Seio ou mamilos com o aspecto muito similar a uma casca de laranja;
  • Inversão do mamilo;
  • Dor frequente nas mamas;
  • Retração da pele na região dos seios;
  • Ulceração ou descamação do mamilo que resultem em machucados;
  • Secreção nas mamas sem outro motivo aparente (como amamentação), geralmente transparente ou avermelhada;
  • Linfonodos palpáveis nas proximidades da axila.

Na presença de um ou mais sintomas como os citados acima é fundamental que a mulher agende uma visita com um médico especialista. Vale aqui destacar que muitas vezes esses sinais representam demais doenças (benignas) que afetam as mamas, e não necessariamente um câncer. No entanto, a investigação é sempre fundamental.

 

O que fazer no caso de um diagnóstico positivo de câncer de mama?

No caso de diagnóstico positivo a mulher deve iniciar o tratamento para a doença conforme as orientações do seu médico, que pode ou não envolver quimioterapia e radioterapia.

Cada caso é um caso!

Lembrando que o câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, pode ser curado em mais de 90% dos casos. Por isso, mulheres, não ignorem nenhum sinal de seus corpos e aproveitem, ainda, o movimento do Outubro Rosa para agendar uma consulta ao seu médico de rotina.


Voltar