26/10/2021

Outubro Rosa: conheça os 5 principais mitos e verdades sobre o câncer de mama

Quando falamos em câncer de mama, informações corretas são verdadeiras armas para o diagnóstico e conscientização acerca da doença. Pensando nisso, trouxemos neste artigo alguns mitos e verdades populares sobre a mesma. Vamos conferir?

  1. Histórico familiar é um fator de risco expressivo para a doença

Verdade. Ter na família, especialmente de primeiro grau (mãe, irmã, tia, filha) alguém com câncer de mama aumenta os riscos do desenvolvimento da doença, uma vez que um dos fatores de risco mais expressivos são mutações genéticas.

  1. A mamografia deve ser realizada todos os anos

Verdade, uma vez que ela representa a forma mais segura de diagnosticar a doença precocemente. Quem tem histórico na família deve iniciar com 25 anos; e quem não tem, pode iniciar o cuidado preventivo aos 40.

  1. Fazer o autoexame é suficiente para um eventual diagnóstico

Mito. O autoexame é uma prática do bem e que deve, sim, ser estimulada. No entanto, muitos tumores em estágios iniciais não são descobertos dessa forma, quando as chances de cura são extremamente altas. É por isso que a mamografia é fundamental após certa idade.

  1. Ser mãe em idade elevada ou menstruar muito cedo aumenta os riscos de desenvolver a doença

Verdade. Isso porque as mulheres que menstruam por mais tempo têm maior exposição à progesterona e estrogênio, hormônios que estimulam a reprodução das células da glândula mamária e podem causar o câncer.

  1. Qualquer nódulo na mama pode indicar um câncer

Mito. A grande maioria dos nódulos, na realidade, são benignos e não representam um risco de se transformarem em câncer de mama. No entanto, qualquer mulher com nódulos nas mamas deve fazer o acompanhamento e observação dos mesmos com um médico especialista. 

Neste Outubro Rosa, previna-se contra o câncer de mama!

Esteja sempre bem informada: faça o autoexame (lembrando que ele não elimina a necessidade de realizar a mamografia) e se consulte com um médico ginecologista. Para ter ainda mais segurança e tranquilidade, aproveite o Outubro Rosa para contratar um Seguro de Vida com essa cobertura inclusa. Com ele, você terá maior suporte e estabilidade no caso de um diagnóstico positivo dessa e de outras doenças.

Por você e por sua família, não pense duas vezes na hora de contratar um Seguro de Vida.


Voltar