23/11/2021

Os principais riscos relacionados com as festividades, e a importância do Seguro Residencial para manter a família bem

Com a aproximação do fim do ano, o planejamento das festividades toma o nosso dia a dia. Pensamos nos mínimos detalhes, desde a lista de convidados, até a decoração, o cardápio da ceia, os presentes etc. Algo, porém, é urgente e passa normalmente despercebido: a segurança dos seus familiares, amigos e convidados.

Como garantir que todos estejam confortáveis e seguros em sua residência, antes, durante e depois das comemorações? Quais são os principais riscos do período e, também, os melhores jeitos de resguardar a você e aos seus entes amados?

Uma das primeiras coisas a se fazer é contratar o Seguro Residencial, que garante a assistência necessária ao seu imóvel durante as festas. Além de ser um recurso muito importante para o controle do orçamento familiar – pois já contém em si, previsto em apólice, muitos dos possíveis custos adicionais decorrentes de acidentes e emergências típicas –, também é uma grande ajuda para ter uma preocupação a menos. Deixe que a nossa família, a Lema Seguros, cuide da sua.

Em conjunto com isto, tem algumas precauções importantes que, como sempre, é melhorar prevenir do que tentar “remediar” depois (talvez, sem realmente conseguir). O primeiro passo para prevenir acidentes, é entender quais são os mais frequentes e, então, os reconhecer em nossa própria casa. Uma das questões a serem consideradas é sobre a sua lista de convidados: qual a faixa etária deles, são crianças ou idosos?

Nesta faixa etária, os acidentes mais comuns no ambiente residencial (que, até mesmo, costumam causar internamentos hospitalares) são quedas, afogamentos, queimaduras e choques elétricos, ingestão indevida (por crianças pequenas ou, também, animais domésticos) de medicamentos e produtos de limpeza, sufocamento por materiais plásticos. Guarde os tapetes, ou os fixe no chão (com fita dupla face, por exemplo). Também tenha cuidado com objetos decorativos pequenos, que podem não ser devidamente percebidos por convidados com problemas de visão ou de locomoção.

Sua casa tem piscina? Muitas vezes, durante as festividades, afogamentos podem ocorrer (entre crianças, mas também com adultos que exageram um pouco nas bebidas alcóolicas, por exemplo). Certifique-se de que o ambiente está com o devido monitoramento e, se possível, o cerque ou mesmo tampe.

Principalmente com a decoração temática, sobre a iluminação para ornar condomínios, residências e comércios, é preciso estar especialmente alerta com a adequabilidade das instalações elétricas (que podem causar acidentes graves por curtos-circuitos e, até mesmo, incêndios). Os enfeites devem ser de boa procedência e ter garantia de qualidade certificada pelo selo do Inmetro (instituto regularizador). Também preste atenção para que estejam longe do alcance de crianças e de animais domésticos ou, mesmo, fora da rota de circulação ou da proximidade à chuva ou pontos de alagamento.

Por fim, previna-se também contra furtos em sua residência. Com o aumento de trânsito de pessoas desconhecidas (convidados de seus vizinhos, por exemplo), a incidência de roubos e assaltos aumenta muito durante as comemorações.

Faça hoje mesmo o seu Seguro Residencial, para proteger aos seus bens e entes destas situações de risco.


Voltar