30/11/2021

Como se manter seguro em temporais, alagamentos e enchentes?

A temporada do verão traz mais chuva e, também, mais temporais e riscos de alagamentos e enchentes. Nesta estação (principalmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro), problemas com o excesso de água, infelizmente, se tornam ocorrências normais na vida da população em geral e, principalmente, nos grandes centros urbanos.

As enchentes causam muitas perdas: materiais e, até mesmo, humanas. De acordo com os dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1,5 milhões de pessoas tendem a ficar desabrigados e, ainda, mais de 8 milhões estão sob riscos de deslizamento no país.

Ocasionado tanto por causas naturais (decorrentes do grande volume de chuva) quanto por interferência humana, os maiores problemas são consequentes da ocupação em terrenos inadequados, da ausência de infraestrutura em drenagem, da destinação incorreta dos resíduos sólidos e líquidos e, também, do desmatamento e queimadas.

Algumas das soluções coletivas são a conscientização sobre o descarte adequado do lixo, o não desmatamento, a criação de “rios vegetais” (plantação de vegetações nos leitos dos rios que passam pelas cidades); porém, como agir individualmente?

Algumas dicas importantes, para manter a sua segurança em caso de temporais, são:

– Se perceber o aumento do nível de água, procure um lugar mais elevado para se proteger (esperando para se locomover até o caminho estar seguro);

– Evite contato com as águas, pois podem estar contaminadas (provocando doenças);

– Considere as condições meteorológicas, já que os alagamentos e as enchentes tendem a ser mais comuns no fim da tarde ou no começo da noite;

– Redobre a atenção no trânsito, nunca tentando dirigir um veículo na água se o nível da água tiver aumentado acima da altura do seu joelho (em média, entre 45 e 60 centímetros).

Para garantir a sua segurança dentro de casa, assim como a de seus familiares, o mais indicado é a contratação de um Seguro Residencial, com atendimento 24h para acidentes consequentes de desastres naturais (como temporais, por exemplo). Para conhecer mais sobre os serviços prestados neste plano, confira na próxima quinta-feira os detalhes das nossas garantias.


Voltar